Ex-atleta fez parte do time que conquistou a primeira medalha olímpica do Brasil na modalidade, nos Jogos de 1992, em Barcelona
Nesta sexta-feira (7), morreu o ex-jogador e campeão olímpico Pampa, aos 59 anos.
Seu verdadeiro nome era André Felippe Falbo Ferreira.
Ele estava em tratamento contra um Linfoma de Hodking e teve complicações.
Ele foi transferido em 19 de abril para o hospital Beneficiência Portuguesa de São Paulo para ter o tratamento necessário, mas acabou não resistindo.
No ano de 1992, Pampa conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona. Já em 1988, participou da Olimpíada de Seul 1988, quando a seleção ficou em 4º lugar.
À época, Pampa foi considerado o melhor atacante brasileiro pela Federação Internacional de Vôlei. O ex-jogador ficou na Seleção Brasileira por cerca de nove anos, e durante esse tempo participou de 5 ligas mundiais, 2 pan-americanos, 4 sul-americanos, 2 mundiais, 2 Copas do Mundo, 2 Olimpíadas e 1 top four.
Já fora das quadras teve uma vida pública bem agitada, já que entre 2000 e 2002 trabalhou no Ministério do Esporte. Entre 2007 e 2010 foi Secretário de Esportes de Suzano, São Paulo e no final, em 2015, Superintendente Estadual de Esportes do Estado de Pernambuco, estado onde nasceu.
O ex-jogador estava internado na UTI da Beneficência Portuguesa, em São Paulo. Houve dois velórios em Pernambuco, estado natal de Pampa: o primeiro, aberto ao público, no sábado (8), das 19h às 22h, no colégio Salesiano, em Recife; o segundo foi , apenas para a família, das 8h às 11h no domingo, no Memorial dos Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, onde ele foi enterrado.