O presidente dos EUA, Joe Biden, disse no discurso ao Congresso que o ex-presidente e adversário político, Donald Trump, "tenta esconder a verdade" em relação ao Ataque ao Capitólio, ocorrido em 6 de janeiro. Biden ainda disse que "não se pode amar o país apenas quando vence"
Uma parcela menor, de 35%, reagiu de forma “muito positiva”. Esse padrão de positividade generalizada, mas moderada, reflete a recepção dos discursos de Biden nos anos anteriores.
No ano passado, 72% dos telespectadores reagiram positivamente, com 34% dizendo que a sua reação foi muito positiva – o número mais baixo de “muito positivo” nas pesquisas da CNN, que começaram em 1998.
Em 2022, 71% tiveram uma reação positiva, com 41% dizendo que a sua reação era muito positiva.
Tal como nos últimos dois anos, as reações dos espectadores democratas ao discurso de Biden foram quase universalmente positivas, com cerca de dois terços dos independentes que assistiram oferecendo também uma reação positiva.
Aproximadamente três quartos dos republicanos que assistiram ao discurso deste ano ofereceram uma crítica negativa, acima dos cerca de 6 em cada 10 para os dois últimos discursos sobre o “Estado da União” de Biden.
Os americanos que assistiram na quinta-feira disseram, 62% contra 38%, que as políticas propostas por Biden levarão os EUA na direção certa, e não na direção errada.
Numa sondagem realizada antes do discurso, apenas 45% dessas mesmas pessoas disseram que as políticas de Biden levariam os EUA na direção certa.
Pouco mais de 6 em cada 10 americanos que sintonizaram expressaram pelo menos alguma confiança em Biden para proteger a democracia americana, enquanto 59% dizem ter pelo menos alguma confiança na capacidade geral de Biden para cumprir as suas funções como presidente.
Após o discurso, 31% dos que assistiram disseram ter muita confiança na capacidade de Biden de desempenhar as suas funções como presidente, 28% que têm alguma confiança e 41% que não têm nenhuma confiança real.
Este é um ligeiro aumento em relação a uma pesquisa realizada nos dias anteriores ao discurso, quando 25% dessas mesmas pessoas expressaram muita confiança em sua capacidade, 27% alguma confiança e 48% nenhuma.
As boas notas dos observadores de discursos são típicas dos discursos presidenciais ao Congresso, que tendem a atrair audiências geralmente amigáveis, que vêm desproporcionalmente do seu próprio partido.
Nas pesquisas de reação ao discurso da CNN que datam da era Clinton, as reações do público sempre foram positivas.
Mas os discursos sobre o “Estado da União” raramente conduzem a mudanças significativas na aprovação presidencial entre o público americano em geral, especialmente nos últimos anos.
A pesquisa da CNN foi conduzida por mensagem de texto com 529 adultos norte-americanos que disseram ter assistido ao “Estado da União” na quinta-feira e representam apenas as opiniões dos observadores de discursos.
Os entrevistados foram recrutados para participar antes do discurso e foram selecionados por uma pesquisa com membros do Painel de Opinião do SSRS, um painel representativo nacional recrutado usando técnicas de amostragem baseadas em probabilidade.
Os resultados para a amostra completa de observadores de fala têm uma margem de erro amostral de mais ou menos 5,6 pontos percentuais.
Os comentários abaixo não representam a opinião do Blog Hildebrando Marques; a responsabilidade é do autor da mensagem