Prazos foram ampliados até os próximos dias 31 de outubro e 07 de novembro, respectivamente. Inscrições são virtuais, pelo site www.culturarecife.com.br
Para democratizar ainda mais os palcos e passarelas abertas pelos ciclos festivos da cidade para as tradições ancestrais da cultura popular, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, anuncia a prorrogação dos prazos de inscrições para as convocatórias referentes à Subvenção Carnavalesca para a festa de 2024 e à habilitação artística para o Ciclo Natalino 2023.
As agremiações aptas e interessadas em receber o apoio do poder público municipal para preparar seus desfiles de Carnaval terão até o próximo dia 31 de outubro para pleitear o auxílio. Já os interessados em celebrar o Natal em cima dos palcos recifenses, distribuindo a alegria azul e encarnada dos folguedos natalinos pela cidade, tiveram o prazo estendido até o dia 07 de novembro para apresentar suas propostas de espetáculo.
Os dois editais têm inscrições on-line, pelo site www.culturarecife.com.br. Para orientações e esclarecimentos, o Núcleo de Cultura Cidadã, localizado no Pátio de São Pedro, casa 39, oferece atendimento por telefone e presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Os telefones disponíveis são: (81) 3224-3660 / 99321-1517.
Subvenção Carnavalesca
Apoio financeiro destinado às agremiações carnavalescas para apresentações culturais e para desfile no concurso de agremiações no Ciclo Carnavalesco 2024, a ser executado pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, a subvenção tem o objetivo de valorizar, conservar e promover o patrimônio cultural recifense, a partir do fortalecimento de suas tradições e de seus defensores.
O apoio financeiro é repassado em duas parcelas para apoiar e estimular o processo de criação e fruição cultural das seguintes modalidades de agremiações: afoxés, blocos afro, blocos de samba, blocos de pau e corda, bois de carnaval, caboclinhos, clubes de boneco, clubes de frevo, escolas de samba, maracatus de baque solto, maracatus de baque virado, tribos de índios, troças carnavalescas ou ursos (la ursas).
As inscrições habilitadas na Convocatória Subvenção Ciclo Carnavalesco 2023 poderão ser revalidadas, sendo exigida somente a reapresentação de documentos que tenham prazo de validade, a exemplo das certidões de débitos fiscais, desde que observadas exigências, como a apresentação de pedido de revalidação.
Habilitação Artística para o Ciclo Natalino
Confirmando a cultura popular como base fundamental para as celebrações que marcam a renovação da esperança no que está por vir, a convocatória é dedicada a grupos, folguedos ou agremiações das seguintes categorias: auto de Natal, bandinha natalina de cortejo, boi de Natal, cavalo marinho, ciranda, coral, grupo de Dança, pastoril e reisado.
Para novos projetos, a avaliação artística se dará a partir dos seguintes critérios: avaliação da trajetória, representatividade e reconhecimento popular, qualidade artística, criatividade, além de adequação ao ciclo cultural, entre outros.
Fotos: Marcos Pastich/PCR
Os comentários abaixo não representam a opinião do Blog Hildebrando Marques; a responsabilidade é do autor da mensagem