Programação, oferecida pela Prefeitura do Recife, espalhará piruetas, malabarismos e palhaçadas pela cidade entre os próximos dias 4 e 10 de dezembro. Inscrições de artistas, companhias, coletivos, trupes e grupos interessados em participar da Mostra encerram no dia 8 de novembro
O respeitável público da capital pernambucana tem reencontro marcado com a Mostra de Circo do Recife no próximo mês de dezembro. Entre os próximos dias 4 e 10 do derradeiro mês de 2023, a celebração a uma das mais antigas e universais expressões artísticas da humanidade ocupará o Sítio Trindade e as ruas da cidade, espalhando piruetas, malabarismos e palhaçadas.
As inscrições para grupos e artistas interessados em participar da programação da 12ª edição da Mostra começam na próxima segunda-feira (30) e ficam abertas até o dia 8 de novembro, pelo site www.culturarecife.com.br.
Dedicado a espetáculos, artistas, companhias, coletivos, trupes, grupos e circos itinerantes com atuação em Pernambuco, o chamamento teve extrato publicado no Diário Oficial de hoje (26).
Poderão ser inscritos espetáculos, números e intervenções circenses, inéditos e não inéditos na cidade, com a finalidade de promover ações de difusão e formação artística voltadas para o público em geral, contemplando as produções de circo atuantes em Pernambuco. As propostas artísticas poderão ser realizadas tanto em espaços convencionais, a exemplo de teatros, como em praças, ruas e espaços públicos os mais diversos.
A análise e habilitação das propostas inscritas será realizada em duas etapas: artística e documental. A comissão técnica de análise será constituída por profissionais especializados, entre representantes da classe artística com notório saber, indicados pelo Conselho Municipal de Política Cultural, e do poder público municipal. Serão levados em conta critérios como qualidade, contribuição artística e histórico profissional de cada proponente.
Para a definição da programação, a comissão organizadora levará em consideração, além da pontuação da análise artística, a adequação das propostas aos locais de apresentação, o perfil curatorial do evento, a diversificação das propostas, critérios de inclusão de gênero, étnico e racial, entre outras questões afins.
Para orientações e esclarecimentos, o Núcleo de Cultura Cidadã, localizado no Pátio de São Pedro, casa 39, oferece atendimento presencial e por telefone, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Os telefones disponíveis são: (81) 3224-3660 / 99321-1517. As dúvidas também podem ser enviadas para o e-mail: festivaissecultfccr@gmail.com.
Fotos: Marcos Pastich/PCR
Os comentários abaixo não representam a opinião do Blog Hildebrando Marques; a responsabilidade é do autor da mensagem