22º Congresso da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) está acontecendo em São Paulo (SP) e reúne experiências de mobilidade urbana de todo o Brasil
Lançado em maio deste ano, o Manual de Desenho de Ruas do Recife tem atraído especialistas de várias partes do país devido à originalidade da publicação. Nesta semana, foram feitas duas apresentações descrevendo a publicação no 22º Congresso da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), realizado em São Paulo. Técnicas da gerência de mobilidade humana da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) apresentaram o diferencial do manual, que é o a trazer, de maneira detalhada, diretrizes para desenhos de ruas focados - separadamente - em todos os meios de transporte, adaptados às necessidades e desafios da própria cidade. As exposições foram feitas nesta quarta-feira (25), em duas partes.
O primeiro trabalho foi apresentado pela arquiteta Mirella Falcão, técnica da CTTU que liderou o debate entre o governo e a sociedade civil para construção do manual. A exposição teve o título “Etapas de transformação do espaço urbano segundo o Manual de Desenho de Ruas do Recife” e demonstra os desafios da cidade para colocar em prática as diretrizes estabelecidas. “Construir esse manual foi uma experiência de sonhar junto com várias organizações do Recife, como órgãos públicos, ativistas e vários representantes da sociedade civil. Mas nunca deixamos de lado a capacidade de execução dessas diretrizes porque o trabalho, agora, continuar colocando tudo em prática e melhorar a cidade para todos”, explica a técnica.
A segunda apresentação foi feita pela também arquiteta Letícia Machado que, junto com Mirella Falcão e o arquiteto Matheus Pereira escreveu o trabalho "Manual de Desenho de Ruas do Recife: um guia para a transformação urbana da cidade" onde são apresentadas estratégias do Manual em consonância com a Política Nacional de Mobilidade Urbana e com a premissa de que nenhuma morte no trânsito é justificável, o conceito de Visão Zero.
LINHA DO TEMPO - A publicação do Manual de Desenho Urbano do Recife foi mais uma etapa para implantação do Plano de Mobilidade na Cidade. O processo teve início em 2015, com escuta da sociedade, pesquisas e diagnósticos. Em 2021, a Prefeitura do Recife firmou uma parceria com a GDCI, referência global em mobilidade urbana e desenho de cidades. No mesmo ano, houve a publicação da Lei Municipal nº 18.887/2021, aprovada por unanimidade na Câmara Municipal do Recife. Em 2023, o poder público realizou consultas internas e externas para o lançamento do Manual de Desenho Urbano, que vai estabelecer diretrizes para divisão do espaço público nas vias municipais do Recife.
Os comentários abaixo não representam a opinião do Blog Hildebrando Marques; a responsabilidade é do autor da mensagem