Com regência de Nenéu Liberalquino, apresentação será nesta quarta (25), a partir das 20h, no Teatro do Parque. Ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro, a partir das 19h
Nesta quarta-feira (25), a Banda Sinfônica do Recife celebra aniversário de 65 anos de atividades em concerto gratuito e com repertório caprichado, no Teatro do Parque. Para que todos os públicos caibam e sejam bem-vindos na festa, a programação, oferecida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, contará com intérprete de Libras e audiodescrição. A apresentação começa às 20h, com ingressos distribuídos na bilheteria do teatro, a partir das 19h.
O repertório, especialmente preparado pelo maestro Nenéu Liberalquino, contará com sete peças, contemplando desde composições eruditas até samba e frevo. Um dos destaques será a música “Freio a Óleo”, de José Menezes, com arranjo assinado pelo próprio Nenéu. “É uma homenagem minha a este mestre do frevo, que teria completado 100 anos em 2023”, celebra o maestro.
Completam o repertório as peças “Symphonic Variations”, de Jacob de Haan; “O Samba da Minha Terra”, de Dorival Caymmi; “Mas que Nada”, de Jorge Benjor; “Odeon”, de Ernesto Nazareth; além do medley “Benny Goodman: The King of Swing”; e de “Funk Attack”, de Otto M. Schwarz.
Este será o segundo concerto da Banda Sinfônica do Recife com audiodescrição e intérprete de libras, democratizando o acesso à comoção da música executada a tantas mãos, talentos e emoções reunidas.
O concerto será também transmitido pela TV Conecta Recife. Pelo computador, celular ou por uma smart TV, é possível acompanhar ao vivo cada detalhe da noite musical. A transmissão será feita pelo perfil da TV Conecta no YouTube, a partir das 20h (https://youtube.com/@tvconectarecife).
Sobre a Banda - Fundada no dia 7 de outubro de 1958, a Banda Sinfônica do Recife se apresentou pela primeira vez no dia 24 de dezembro daquele mesmo ano, no Sítio Trindade. Em quase sete décadas de atividades, já teve grandes músicos como regentes, a exemplo de Geraldo Menucci, o primeiro, além de Lourival Oliveira, Antônio Albuquerque, Luiz Caetano, José Genuíno, Júlio Rocha, Ademir Araújo, Edson Rodrigues, Ricardo Normando e Maestro Duda. Patrimônio de todo o povo pernambucano, a Banda Sinfônica do Recife está, desde 2002, sob a regência do maestro Nenéu Liberalquino.
Outras programações sinfônicas – Hoje e amanhã (24 e 25), a música sinfônica recifense sobe ainda ao palco do Teatro de Santa Isabel, em dois concertos gratuitos e abertos ao público, também oferecidos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, a partir das 20h. Com regência de José Renato Accioly, as apresentações terão participação especial do pianista, natural de Gravatá, Luis Felipe Oliveira e contarão com três peças no programa: “Concerto para piano nº 20”, de Mozart, a emblemática “Pássaro de Fogo”, de Stravinsky, e “Fantasia” em dó menor, do pernambucano W. Mesquita, que fará sua estreia no repertório da Orquestra. Os ingressos estão sendo distribuídos no site https://ingressossantaisabel.recife.pe.gov.br/. Também haverá distribuição presencial, na bilheteria do Teatro, uma hora antes das apresentações.
Serviço
Aniversário da Banda Sinfônica do Recife
Data: 25 de outubro
Horário: 20h
Local: Teatro do Parque (Rua do Hospício, 81, Boa Vista)
Entrada franca: Ingressos distribuídos na bilheteria do teatro, uma hora antes da apresentação
Link para TV Conecta - https://youtube.com/@tvconectarecife
Temporada 2023 de concertos da Orquestra Sinfônica do Recife
Datas: 24 e 25 de outubro
Horário: 20h
Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio) Entrada franca: Ingressos distribuídos pela internet (https://ingressossantaisabel.recife.pe.gov.br/) e na bilheteria do Santa Isabel
Fotos: Marcos Pastich/PCR
Os comentários abaixo não representam a opinião do Blog Hildebrando Marques; a responsabilidade é do autor da mensagem