Offline
Moradores do Morro da Conceição produzem mosaicos que serão usados na renovação da principal escadaria do bairro
Principais notícias
Publicado em 24/10/2023

Ladeira Apique, que dá acesso ao Morro, ganhará novos mosaicos de cerâmica no início de novembro; as peças estão sendo produzidas em oficinas com o artista plástico Leopoldo Nóbrega

 

Cerca de 50 moradores do Morro da Conceição e áreas vizinhas participam, até o final desta semana, de uma oficina para produção de peças de mosaico em cerâmica, usando a técnica do upcycling, que faz uso de materiais de construção que seriam descartados. O objetivo é produzir, com sustentabilidade, as peças que serão utilizadas na renovação do mosaico da Ladeira Apique, principal escadaria de acesso ao bairro. A atividade é realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana (Seiurb), em parceria com o artista plástico Leopoldo Nóbrega, atual criador da alegoria gigante do Galo da Madrugada. 

 

As peças de mosaico deverão começar a ser aplicadas na escadaria no início de novembro, com previsão de conclusão após cerca de 15 dias, antes da Festa do Morro, que começa na última semana de novembro. “Além de ser um local de acesso e passagem de moradores e visitantes, a Ladeira Apique é um foco de efervescência cultural e religiosa, tendo a celebração da tradicional Festa do Morro da Conceição como culminância de sua movimentação”, afirma a secretária executiva de Inovação Urbana, Flaviana Gomes. A escadaria conecta a Rua Itaguatiara à Estrada do Morro da Conceição.

 

A oficina está acontecendo no Atelier Arte Plenna, situado na Rua Almirante Noronha de Carvalho, 225, Ponto de Parada. O projeto teve a fase de escutas sociais com os moradores, mediadas pela equipe da Seiurb e com a presença do artista Leopoldo Nóbrega. “Em seguida, fizemos uma oficina de cocriação, em que foram definidos junto com a população os temas que seriam trabalhados no mosaico, para garantir que seriam incluídas pessoas, assuntos e instituições representativas para a comunidade”, acrescenta Flaviana.

 

De acordo com o artista Leopoldo Nóbrega, na oficina os moradores aprenderam as técnicas e colocaram a mão na massa para produzir as peças de cerâmica. “A escadaria terá 16 patamares, cada um com um tema escolhido pela população: a santa, o caboclo de lança, Zé Neguinho do Coco, as quadrilhas, as rezadeiras, iemanjá, entre outros”, explica. Outros 50 nomes já foram escolhidos para os degraus. Haverá também imagens do santuário de Nossa Senhora da Conceição e outros elementos icônicos do morro.

 

O guia turístico Fernando Lopes, morador do bairro há 43 anos, é um dos participantes da oficina. “Este trabalho é uma oportunidade para mudar vidas. É uma satisfação muito grande participar dele”, aponta. Ele está criando um roteiro turístico para o Morro, com participação de moradores e artesãos locais, e afirma que a ideia é transformar a Ladeira Apique numa vitrine para exposições de arte. “O Morro já é um ponto turístico e intervenções como essa têm tudo para criar mais atrativos”, comenta.

 

Fotos: Uenni/PCR



 

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do Blog Hildebrando Marques; a responsabilidade é do autor da mensagem

Comentários
Comentário enviado com sucesso!