A prefeita da cidade, professora Elcione Ramos, garantiu o piso salarial para os servidores do quadro efetivo de enfermagem, incluindo enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras da rede pública municipal, com a assinatura da Lei Municipal nº 3.544/2023, em observância à Lei Federal no 14.434, sancionada em agosto deste ano.
Com a nova Lei nacional, a categoria tem o piso estabelecido em todo o Brasil no valor de R$ 4.750. Assim, após a determinação municipal, o repasse do Governo Federal viabiliza o pagamento do piso aos enfermeiros e enfermeiras que integram o quadro de servidores efetivos em Igarassu, tornando-se igual ao definido na Lei Federal. Os salários dos demais profissionais serão calculados com base em percentuais do piso nacional: 70% para técnicos de enfermagem, 50% para auxiliares de enfermagem e parteiras.
A valorização dos profissionais de enfermagem é uma demanda antiga, e em Igarassu isso vem se tornando realidade. O objetivo da Lei é que a equiparação dos pisos valorize os profissionais de enfermagem do município, que atuam na linha de frente dos serviços de saúde pública. Além disso, a medida tende a diminuir a evasão desses trabalhadores para outras cidades ou para a iniciativa privada.
A prefeitura de Igarassu efetivou o repasse complementar ao piso da enfermagem na última sexta-feira (29).
FOTO: Ivonildo Pedro
Os comentários abaixo não representam a opinião do Blog Hildebrando Marques; a responsabilidade é do autor da mensagem