Offline
No Outubro Rosa, Prefeitura do Recife oferece mais de 2.6 mil vagas de mamografias em mutirões nas comunidades
Principais notícias
Publicado em 03/10/2023

Basta acessar o link https://bit.ly/recife-atualiza; o Conecta Recife ou mandar uma mensagem para o ConectaZap  da PCR (81 - 9.9117-1407).

 

A partir desta segunda-feira (2/10) e ao longo de todo o mês, a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) realizará uma série de ações em alusão ao Outubro Rosa, envolvendo a importância da conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce ao câncer de mama. Durante a campanha, serão ofertados 2.680 exames de mamografia, sem necessidade de agendamento, descentralizando o atendimento por meio de postos volantes espalhados em 30 pontos da cidade, além de rodas de conversas e distribuição de material educativo sobre esta neoplasia, que é a que mais causa morte entre as mulheres no Brasil.

 

A abertura será marcada pela presença do mamógrafo móvel no prédio da Prefeitura do Recife (PCR), das 8h às 17h, atendendo a moradoras da capital pernambucana na faixa etária de 50 a 69 anos, que é preconizada pelo Ministério da Saúde como prioritária. Basta levar documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência no município. O resultado sai em até 30 dias. Este ano, o mamógrafo móvel já oportunizou a realização de 15.974 exames. O calendário para outubro pode ser conferido neste link:  https://bit.ly/MamografoOutubro23.

 

No mesmo dia, no térreo da PCR, serão disponibilizados testagem para HIV e sífilis; aferição de pressão; teste de glicemia; pesagem e cálculo do índice de massa corpórea (IMC), além de distribuição da Cartilha de Cuidados à Saúde da Mulher. Estas ações estarão disponíveis das 8h às 16h. A cartilha também será fornecida em rodas de conversa no dia 2/10, na USF Vila Tamandaré, em Areias (8h às 12h); nos dias 7 e 8/10, na Coudelaria Souza Leão, na Várzea, durante a V Etapa do Ranking da Federação Equestre de Pernambuco (9h às 17h) – que contará ainda com o mamógrafo móvel – e dia 9/10, na Praça de Jardim São Paulo (8h às 12h).

 

Já o Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, na Estância, realizará atividades voltadas para pacientes e acompanhantes que estiverem em atendimento, além dos colaboradores da unidade, nos dias 19 e 20/10. Haverá café da manhã e orientações sobre alimentação saudável; aferição de pressão arterial e distribuição de material informativo e de brindes; e palestras sobre direitos da mulher com câncer e orientações sobre apoio às pacientes e seus familiares. Na quinta (19) também haverá diversas atividades para promoção da saúde física dos participantes, com a Academia da Cidade. As ações acontecerão na área externa, em frente à entrada do ambulatório, sempre a partir das 8h.

 

Além disso, uma parceria com o Real Hospital Português (RHP) oportunizará a doação de 50 biópsias de agulha grossa, procedimento que permite diferenciar lesões benignas e malignas nas mamas. Os exames iniciarão dia 9/10 e ocorrerão ao longo do mês. Os pacientes selecionados, homens e mulheres, já estão na fila de espera e serão contactados previamente pelo Sistema de Regulação do município. Por isso, é importante manter os dados atualizados, principalmente o número do Whatsapp. Basta acessar o link https://bit.ly/recife-atualiza; o Conecta Recife ou mandar uma mensagem para o ConectaZap  da PCR (81 - 9.9117-1407).

 

Outras atividades do Outubro Rosa preparadas pela Secretaria de Saúde do Recife acontecerão nas unidades de saúde da Rede Municipal, nos ambulatórios, nas maternidades e nos polos da Academia da Cidade. A programação completa será divulgada ao longo do mês. 

 

PREVENÇÃO - A mamografia é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade por câncer de mama. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) recomenda que mulheres de 50 a 69 façam o procedimento a cada dois anos.  Hábitos saudáveis auxiliam na redução do risco de ter a doença, como manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Amamentar também é um fator de proteção. As mulheres devem, ainda, estar atentas às mamas, no dia a dia, para que possam identificar as alterações suspeitas. Alguns sintomas podem ser nódulo (caroço) fixo, geralmente indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; mudanças no bico do peito (mamilo); saída espontânea de líquido de um dos mamilos e pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.   

 

 

Foto: Ikamahã/SESAU

 

site da Prefeitura do Recife https://www2.recife.pe.gov.b

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do Blog Hildebrando Marques; a responsabilidade é do autor da mensagem

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!