Chamamento da Prefeitura do Recife dedica-se a espetáculos inéditos e não inéditos de teatro, performance, teatro de bonecos e formas animadas e teatro de rua, além de atividades formativas. Propostas devem ser submetidas pelo site www.culturarecife.com.br até 6 de outubro
No mês em que se comemorou o Dia Nacional do Teatro, a Prefeitura do Recife por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, anuncia a retomada do Festival Recife do Teatro Nacional, que começou a inscrever hoje (28) propostas artísticas para sua 22ª edição. Com o tema "Teatro e Democracia", o festival abrirá as cortinas da cidade para grupos e produções locais e nacionais, no próximo mês de novembro.
As inscrições devem ser realizadas até as 17h do próximo dia 06 de outubro, pelo site www.culturarecife.com.br. E são dedicadas a espetáculos teatrais, inéditos e não inéditos, que contemplem desde produções de teatro, performance, teatro de bonecos e formas animadas e teatro de rua a atividades especiais e formativas, como seminários, rodas de conversa, masterclass e oficinas.
A avaliação das propostas será em duas etapas, por pareceristas selecionados em chamamento e por comissão formada por representantes do poder público municipal e do Conselho Municipal de Política Cultural.
Além da conformidade da documentação apresentada, serão levadas em conta, na etapa artística, a qualidade da obra inscrita, observando-se seu gênero, técnicas e a criatividade, a relevância artística e sua contribuição para o teatro nacional, além de aspectos como diversidade e inclusão.
Também serão analisados o histórico profissional dos proponentes e as referências apresentadas (vídeo, histórico e biografia, matérias de jornais, entre outros), além da viabilidade técnica da obra. Os habilitados serão anunciados em meados de outubro.
Homenageados
A programação vai render homenagem a dois grandes nomes do teatro nacional, que se consagraram do Recife em diante. Um deles é Newton Moreno, premiado autor e diretor, cuja escrita e estética colorida, aguda e ensolarada vai buscar referências na cultura popular nordestina, seus temas e personagens.
O outro homenageado é o encantado André Filho, encenador, ator, músico, diretor musical, dramaturgo e um dos fundadores da Companhia Fiandeiros, que faleceu há poucas semanas, sagrando-se estrela das mais brilhantes no firmamento da memória cultural e afetiva recifense.
Escutas
Para ouvir grupos e fazedores de teatro da cidade sobre necessidades e expectativas relacionadas ao Festival Recife do Teatro Nacional, nesta retomada e dela em diante, a Prefeitura do Recife chama a categoria para uma conversa, na próxima segunda-feira (2), às 18h30, no Teatro do Parque.
Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR
EQ . Hildebrando Marques
Os comentários abaixo não representam a opinião do Blog Hildebrando Marques; a responsabilidade é do autor da mensagem