Hoje e amanhã (26 e 27), apresentações gratuitas dos dois conjuntos sinfônicos mantidos pela Prefeitura do Recife serão oferecidas nos teatros de Santa Isabel e Parque e na Igreja Madre de Deus. Concerto da Banda terá, pela primeira vez, intérprete de libras e audiodescrição
A semana será sinfônica na cidade da música. Hoje e amanhã (26 e 27), a Orquestra e a Banda Sinfônica do Recife convidam a cidade a celebrar autores, melodias e arranjos do mundo inteiro em muitos acordes e grandes cenários. Além do Teatro de Santa Isabel e do Teatro do Parque, palcos cativos dos dois conjuntos sinfônicos, vai ter apresentação também na Igreja Madre de Deus, confirmando a cultura e a música como compromissos sagrados da capital pernambucana.
E tem mais novidade. O concerto da Banda Sinfônica terá, pela primeira vez, acessibilidade, com intérprete de libras e audiodescrição, em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado em setembro. As três apresentações são gratuitas e abertas ao público, oferecidas pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.
Orquestra Sinfônica
A semana de concertos abre hoje, às 20h, com a apresentação da Orquestra no Teatro de Santa Isabel, sob a regência do maestro José Renato Accioly, e com a participação especial do solista Antonino Tertuliano (contrabaixo). Os ingressos estão sendo distribuídos no Conecta Recife (https://conecta.recife.pe.gov.br). Também haverá distribuição na bilheteria do Santa Isabel, uma hora antes do início da apresentação.
Na quarta, o mesmo concerto, com a mesma regência, repertório e participação especial, será apresentado na Igreja Madre de Deus, também às 20h, com acesso livre e acomodação por ordem de chegada, a partir das 19h.
O repertório assinado pelo maestro José Renato contará com quatro peças: a “Sinfonia nº 4”, do alemão Felix Mendelssohn; a peça “Pequenos Contos de Cordéis”, do compositor pernambucano Diogo Bazante; “Vocalise”, do alemão Sergei Rachmaninoff; e “Kol Nidrei”, do também alemão Max Bruch.
Banda Sinfônica
Também na quarta-feira, às 20h, o Teatro do Parque abrirá as portas da música sinfônica recifense para todos os públicos. Pela primeira vez, a Banda Sinfônica do Recife apresentará um concerto com audiodescrição e intérprete de libras, democratizando o acesso à comoção da música executada a tantas mãos, talentos e emoções reunidas, sob a regência do maestro Nenéu Liberalquino.
O programa preparado pelo maestro para a apresentação contará com sete peças. Abrindo com a elegância célebre do sucesso “O Barbeiro de Sevilla”, de Gioachino Rossini, seguirá com “Amazing Grace”, de Frank Ticheli, até enveredar pela brasilidade de “O Bêbado e a Equilibrista”, de João Bosco e Aldir Blanc, e “Folhas Secas”, de Nelson Cavaquinho e G. de Brito. Na sequência, o repertório encontra as fortes emoções e grandes sucessos do medley Queen in Concert, composto pelas músicas “We Will Rock You”, “Bohemian Rhapsody”, “Another One Bites”, “The Dust” e “We Are The Champions”. O concerto encerra com as peças “Olympic Fanfare and Theme”, de John Williams, e “Transcendent Journey”, de Rossano Galante.
Os ingressos começam a ser distribuídos a partir das 19h, na bilheteria do teatro
Serviço
Temporada 2023 de concertos da Orquestra Sinfônica do Recife
Datas: 26 e 27 de setembro
Horário: 20h
Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio) e Igreja Madre de Deus (Rua da Madre de Deus, s/n, Recife Antigo)
Entrada franca: Ingressos de hoje (26) distribuídos no Conecta Recife e na bilheteria do Santa Isabel. Na quarta (17), acesso livre, até a capacidade da igreja.
Temporada 2023 de concertos da Banda Sinfônica do Recife
Data: 27 de setembro
Horário: 20h
Local: Teatro do Parque (Rua do Hospício, 81, Boa Vista)
Entrada franca: Ingressos distribuídos na bilheteria do teatro, uma hora antes da apresentação
EQ . Hildebrando Marques
Os comentários abaixo não representam a opinião do Blog Hildebrando Marques; a responsabilidade é do autor da mensagem