Quatros cães dos bombeiros conquistam Certificação Nacional
A prova atesta a capacidade do binômio cão/militar de realizar buscas em ocorrências de salvamento
O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco recebeu na última semana 12 certificações nacionais de busca e resgate com cães. O resultado significa uma ampliação do número de cães que podem realizar buscas pela localização de pessoas vivas ou mortas com resultado seguramente confiável.
Quatro binômios do CBMPE (Sargento Jaildo X Hokai, Sargento Adilson X Hulk, Sargento Robson X Dante, Cabo Glayce X Faith) lograram 12 certificações de nível nacional chancelada pela LIGABOM, durante provas que ocorreram de 20 a 25 de agosto no Estado Ceará. Os militares e os cães já retornaram ao estado.
SOBRE A PROVA - A certificação de cães visa aferir o nível técnico dos binômios em diferente modalidades: Busca em área Urbana, simulando desabamentos; e Busca em Área Rural, simulando perdidos em áreas de mata.
Os binômios realizam uma prova inicial de obediência e controle, testando as habilidades fundamentais; e no decorrer de três dias realizam as buscas nas modalidades urbana e rural, tanto por vivos como por restos mortais.
A certificação de busca rural é realizada numa área de mais de 200mil m² e cada binômio dispõe de 2h15min para localização de uma vítima na área.
A certificação de Busca Urbana é realizada numa área média de 1000m² e cada binômio necessita localizar duas vítimas, no cenário, em até 20 minutos.
Distrações são inseridas no cenário, a exemplo de roupas, comidas, restos de animais (aves, peixes e outros), mas o cão precisa manter o foco para concluir a missão. A prova testa habilidades como controle, resistência física, obediência e rapidez.
PARCERIA COM O HOSPITAL MIGUEL ARRAES - Desde 2019, o CBMPE e o HMA possuem um termo de cooperação técnica que permite cessão de peças anatômicas não reclamadas na unidade de saúde e que são utilizadas no treinamento dos cães de busca e resgate da Corporação visando a recuperação de vítimas desaparecidas em deslizamentos, desabamentos e áreas rurais.
Reprodução via e-mail : Imprensa do Corpo de Bombeiros PE
Os comentários abaixo não representam a opinião do Blog Hildebrando Marques; a responsabilidade é do autor da mensagem