O público estava com saudade de atividades ao ar livre.
E o Viva a Guararapes desse domingo (6) foi a uma ótima opção. Além disso, o tema Cultura Nordestina tocou na memória afetiva da população oferecendo uma série de atrativos culturais e de lazer. Teve de espetáculo Folclore Popular, que trouxe lendas urbanas, como a perna cabeluda, o Véio do saco, Comadre Fulôzinha, entre outras. Outro destaque foi a Ação do Coração, que distribuiu 10 mil corações de tecido confeccionados por voluntários da Organização de Auxílio Fraterno (OAF). A ação lembrou a importância de espalhar amor e cuidar do próximo, que ocorre há 11 anos. O evento aconteceu na Avenida Guararapes e contou com um palco e 13 polos de atividades gratuitas de cultura, esporte e lazer.
O Viva a Guararapes é realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, com apoio do Programa Recentro, e tem o objetivo de trazer os recifenses e visitantes para vivenciar e ocupar o centro da cidade, aproveitar suas paisagens, arquitetura e história. O artesão Bruno Marcolino, a esposa Lisa Nunes e a filha Maria Flor foram pela primeira vez para o evento e estavam adorando. “É muito bom quando a cidade abraça a gente”, disse Bruno, que é o do bairro de Rio Doce, Olinda. Já o bancário Higgo Braga, morador da Madalena, frequentador do Viva a Guararapes, estava aproveitando o som dos Djs da Reverse, na Praça do Sebo. “O evento é muito bom e estou aproveitando muito”, disse.
No Polo Instagramável teve uma caixa de boneca da Barbie nordestina humana, vestida de cangaceira nas cores rosa e marrom. O karaokê, como sempre virou uma animada festa popular. No Polo Esportivo, os destaques foram basquete e vôlei de rua, badminton, futebol de barrinha e patinação. Já no Polo Infantil, o banho de espuma foi mais uma vez uma das atrações mais diputadas pelas crianças. Mas elas puderam brincar de chute a gol, touro mecânico, recreação, pula pula, muro de escalada, brinquedos infláveis, cama elástica e oficinas de pintura e balão. As brincadeiras tradicionais para os bem pequenos no Novo Quintal ficaram lotadas.
No Polo Pet teve adoção de animais com a ONG Anjos do Poço. Houve vacinação antirrábica, além de pinturinha infantil. No tradicional Polo Sebo, aconteceu as feirinhas de vinil e do Sebo e a atração cultural fica por conta da festa Reverse, com a animação de vários djs. No Polo Cultural e Artístico, se apresentarão o Maracatu da OAF, Dudu do Acordeon, Ava Guimarães, Rogério Rangel, Ed Carlos, Rafael Marques, Nádia Maia, Larissa Lisboa.
Centenas de pessoas assistiram as atrações que foram desde apresentação de cordel, passando por lendas urbanas do Recife, como a perna cabeluda e outras atrações (Foto: Divulgação)