Metroviários e CBTU não chegaram a um acordo mediados pela Justiça do Trabalho. Categoria faz assembleia para votar manutenção da greve do Metrô do Recife
Mesmo com a mediação da Justiça do Trabalho, metroviários e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) não chegaram a um acordo para acabar a greve geral iniciada na noite da quarta-feira (2/8). Assim, a greve do Metrô do Recife deve continuar.
Os metroviários vão realizar uma assembleia ainda nesta sexta para validar ou não a continuidade do movimento, que começou às 22h da quarta-feira (1/ 8).
A reunião de tentativa de conciliação, realizada na tarde desta sexta-feira (4), fracassou. Como previsto pelos metroviários, a CBTU não apresentou nenhuma nova proposta para a categoria.
O encontro foi provocado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6) e aconteceu na sede do Tribunal, no Cais do Apolo, Bairro do Recife, Centro da capital.
A expectativa agora é saber se o Metrô do Recife conseguirá ter uma operação ao menos nos horários de pico, como determinado pelo mesmo TRT-6, em decisão liminar a uma ação cautelar da CBTU.
Um novo encontro de conciliação ficou marcado para segunda-feira (7/8 ), às 15h, também no TRT-6.
“A reunião pré-processual para tentativa de conciliação entre o Sindicato dos Metroviários e a CBTU, realizada nesta sexta-feira (4/8), no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região acabou sem acordo. Um novo encontro, ainda em fase pré-processual, foi agendado para segunda-feira, às 15h, na sala da vice-presidência do TRT-6”, afirmou o TRT-6 por nota.
A categoria decretou greve geral após duas paralisações e defendem o cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2023/2025 e a retirada da CBTU do Plano Nacional de Desestatização (PND) do governo federal.
Metroviários e CBTU Recife voltam a sentar diante da Justiça do Trabalho nesta segunda-feira (7/8) - FOTO: BETO DLC/JC IMAGEM
Publicado em 04/08/2023 às 17:47 | Atualizado em 04/08/2023 às 18:16
https://jc.ne10.uol.com.br