Ações realizadas pela Unidade de Segurança Alimentar e Nutricional do Recife foram reconhecidas e premiadas como exemplos exitosos de boas práticas na área
Durante o I Fórum Nacional de Nutricionistas na Assistência Social, ações da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas (SDSDHJPD), por meio da Unidade de Segurança Alimentar e Nutricional do Recife, foram reconhecidas e premiadas como exemplos exitosos de boas práticas na área. O evento foi realizado em Itajaí, Santa Catarina, nos dias 21 e 22 de setembro, e reuniu profissionais e acadêmicos das áreas de Nutrição, Serviço Social e outras áreas afins e gestores da Assistência Social.
A premiação enfatiza o compromisso da Prefeitura do Recife em promover ações efetivas para garantir o direito humano à alimentação adequada e a importância do trabalho realizado pelos profissionais da equipe de nutrição e assistência social.
A programação também incluiu a 1ª Mostra de Alimentação e Nutrição no Sistema Único de Assistência Social e a Conferência Livre Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional na Assistência Social. O evento reuniu cerca de 200 profissionais de 18 estados e do Distrito Federal.
Participaram do fórum, representando o município do Recife, Felipe Lima Soares, Chefe de Divisão de Nutrição, e Luiz Miguel Gomes Barbosa, apoio Técnico da Divisão de Nutrição. O evento também proporcionou a troca de experiências entre profissionais e acadêmicos de diferentes regiões do país, além de oferecer oportunidades de capacitação por meio de oficinas e stands. A realização da Conferência Livre de Segurança Alimentar e Nutricional na Assistência Social foi uma das atividades que possibilitou a ampliação do debate e a discussão sobre o tema.
Esses projetos foram desenvolvidos com o objetivo de promover a educação alimentar e nutricional para os usuários dos equipamentos da Rede Socioassistencial do Recife, visando garantir o direito humano à alimentação adequada. Além disso, também foram desenvolvidas ações específicas para o grupo de venezuelanos indígenas Warao que chegou à cidade em 2019.
No primeiro projeto, intitulado "Educação Alimentar e Nutricional na promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada nos equipamentos da rede de atenção socioassistencial: relato de experiência", foram realizadas atividades de sensibilização e capacitação dos profissionais da assistência social para promover uma alimentação saudável e adequada aos usuários dos equipamentos da rede socioassistencial.
Já o segundo projeto, denominado "Direito Humano à Alimentação Adequada e Segurança Alimentar e Nutricional aos indígenas da etnia Waraos na cidade de Recife-PE: relato de experiência", teve como objetivo fornecer assistência nutricional e garantir a segurança alimentar e nutricional para o grupo de indígenas venezuelanos Warao, que enfrentavam dificuldades de acesso a alimentos adequados e nutricionalmente equilibrados.
No geral, a participação do Recife nesse fórum nacional de nutricionistas na assistência social foi extremamente relevante, pois além de receber prêmios pelos projetos desenvolvidos, também contribuiu para o fortalecimento das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional na cidade, promovendo a conscientização e ações efetivas para garantir uma alimentação adequada e saudável para todos os cidadãos.
O Fórum Nacional de Nutricionistas na Assistência Social foi promovido pelo Coletivo de Nutricionistas do Sistema Único de Assistência Social em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Secretaria Nacional de Assistência Social, Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Conselho Federal de Nutricionistas (CFN).
Foto : Divulgação PCR
EQ . Hildebrando Marques
Os comentários abaixo não representam a opinião do Blog Hildebrando Marques; a responsabilidade é do autor da mensagem